top of page
  • danilofantinel

J'ACCUSE - O OFICIAL E O ESPIÃO

O novo filme de Roman Polanski, sobre a injusta condenação à prisão perpétua do capitão Alfred Dreyfus por traição, refere-se a fatos ocorridos na França a partir de 1894, porém movimenta temas presentes nesse conturbado início de século. J’Accuse, que em português recebeu o título de O Oficial e o Espião, observa a engrenagem militar e judicial que levou o oficial judeu inocente a passar anos isolado na temida Ilha do Diabo até ser libertado, em 1906, após uma reviravolta processual.





Na trama, a mentira se sobrepõe à verdade, a justiça torna-se injusta, a falsa traição esconde o verdadeiro traidor e a honra militar transforma-se em vergonha. Paralelamente, o longa revela as raízes do antissemitismo que tornaria a Europa um inferno décadas depois e que hoje volta a surgir em diversas nações.


Adaptado do romance An Officer and a Spy, de Robert Harris, J’Accuse narra a tragédia de Dreyfus (Louis Garrel), mas se desenrola pelo olhar do coronel Marie-Georges Picquart (Jean Dujardin) que, após a expulsão de seu ex-aluno da École Militaire e de seu consequente aprisionamento insular na Guiana Francesa, assume um posto-chave no departamento que foi o centro de toda a farsa institucional. Aos poucos, Picquart percebe erros no processo que condenou Dreyfus por ter supostamente entregue documentos franceses secretos ao Império Alemão no contexto geopolítico que se seguiu à anexação germânica do território de Alsace-Lorraine em 1871.


(Segue...)




bottom of page