top of page

SOBRE

Danilo Fantinel. Foto: Mauro Bruno Ourique.

Jornalista graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Danilo Fantinel é mestre e doutor em Comunicação pelo PPGCOM/UFRGS. Bolsista do Programa Capes-PrInt, fez estágio doutoral na Université Jean Moulin Lyon 3, na França. Desenvolveu tese sobre mitocrítica fílmica, uma proposta teórico-metodológica para a pesquisa em cinema na perspectiva dos Estudos do Imaginário. Faz pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UNIP com bolsa Capes.

Preside a Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (Accirs), representa a Accirs no Conselho Consultivo da Cinemateca Capitólio e é representante do poder público do Rio Grande do Sul no Colegiado Setorial do Audiovisual RS (vinculado à Sedac-RS). Foi presidente do Júri da Crítica do 45º Festival de Cinema de Gramado, em 2017.

Integra o Imaginalis - Grupo de Pesquisa sobre Comunicação e Imaginário (CNPq/UFRGS), o Centre de Recherches Internationales sur I'Imaginaire (CRI2i) e fez parte do Núcleo de Pesquisa, Informação e Memória do Instituto Estadual de Cinema do Rio Grande do Sul (Iecine-RS).

Foto: Mauro Bruno Ourique

Atuou como professor substituto de produção audiovisual e de fotografia no Campus Alvorada do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) entre 2016 e 2017 e foi docente de jornalismo, produção audiovisual e produção multimídia no Centro Universitário Fadergs de 2017 a 2019. 

 

Com mais de 20 anos de experiência profissional como jornalista, foi agente de notícias e repórter em Zero Hora, redator e subeditor no Portal Terra, subeditor no clicRBS e editor online das rádios Atlântida e Itapema FM.  Participou de edições das revistas Veja Porto Alegre e Vida Simples (Editora Abril). 

bottom of page